Samae indica necessidade de economia de água
Atenção
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) emitiu um comunicado, nesta quinta-feira (10) solicitando economia de água por parte da população. O motivo é a alta turbidez da água e o consumo elevado no período do ano.
De acordo com comunicado, as chuvas de verão aumentaram os níveis de turbidez na água do rio Itajaí-Mirim, o que gera transtornos no sistema de tratamento e abastecimento.
Com a água mais suja do que o normal, há a necessidade de mais lavagens nos sistemas de decantação das estações de tratamento, procedimento que exige que parte do processo seja interrompido para a limpeza dos filtros. Além disso, segundo o Samae, os reservatórios da companhia demoram mais para se recuperar, em decorrência dos altos níveis de consumo de água.
Uma medida tomada para auxiliar no abastecimento das regiões mais afetadas pela dificuldade de reservação de água é a contratação de caminhão pipa. O serviço já foi contatado pela autarquia, que indicou a necessidade de uso consciente da água tratada e que se evite desperdícios como banhos longos, lavação de carros, calçadas e ou muros, dentre outros.